Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 6 de setembro de 2009

Firefox Não É Uma Raposa !!!


Já vi muitos se referindo ao Firefox como uma raposa,
então fiz um "Ctrl+c Ctrl+v" do Wikipedia e coloquei aqui....


Tanto o mozilla, firefox, netscape, opera, IE, são todos "filhos" do navegador Mosaic.

O projeto, atualmente conhecido como Firefox,
começou como uma divisão experimental da suíte Mozilla chamada m/b (ou mozilla/browser).

O navegador Mozilla ainda existe, há também o SeaMonkey (que conta com uma suite de varios programa -e-mail, navegador, editor de html...)



Após o estágio inicial de desenvolvimento, versões de teste foram disponibilizadas ao público em setembro de 2002 sob o nome Phoenix.

O nome Phoenix vigorou até 14 de abril de 2003, quando teve que ser mudado devido a problemas de direito autoral com a fabricante de BIOS Phoenix Technologies (que produz um navegador para BIOS). O novo nome, Firebird, foi recebido com opiniões diversas, pois tinha o mesmo nome do software livre de base de dados Firebird. No final de abril, seguindo - em apenas poucas horas - uma aparente mudança de nome do navegador para Firebird browser, a Mozilla Foundation determinou que o navegador fosse chamado de Mozilla Firebird para evitar confusões com o nome do servidor de dados Firebird. Entretanto, uma contínua pressão da comunidade de software livre forçou outra mudança de nome e, em 9 de fevereiro de 2004, Mozilla Firebird se tornou Mozilla Firefox (ou somente Firefox).

O nome foi escolhido por ser parecido com "Firebird" e também por ser único na indústria da computação. A fim de evitar uma futura mudança de nome, a Mozilla Foundation deu início ao processo de registro do nome Firefox como marca registrada no Gabinete Americano de marcas e patentes em dezembro de 2003. Como o mesmo nome já havia sido registrado no Reino Unido, a Mozilla Foundation fez um acordo com a The Charlton Company.

O nome "Firefox", muitos julgam que se refere ao Panda-vermelho ou Panda-pequeno - também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo (nome científico: Ailurus fulgens; do grego ailurus, gato; e do latim fulgens, brilhante), é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus. Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos)
O Panda Vermelho é um animal comprido: 79-120 cm da cabeça até a cauda. Os machos pesam entre 4,5 à 6,2 kg ; e as fêmeas 3 a 4,5 kg. Assim como para seu primo maior, o bambu é a principal dieta da espécie, com a pele castanho-avermelhada longa e suave em partes superiores, pele um pouco escura em partes mais baixas. Também possui garras semi-retratéis e, como o Panda Gigante, tem um “polegar falso” que é na verdade uma extensão do osso do pulso.
Há dois tipos de sub-espécies vivas do Panda Vermelho: O Panda Vermelho Ocidental (Ailurus fulgens fulgens) que vive na parte ocidental, e os maiores, os Styans (Ailurus fulgens styani) que vivem na parte oriental, mais especiificamente ao nordeste da região oriental. O Panda Ocidental tem uma pelagem mais clara na face, enquanto os Pandas Vermelhos Styans tem marcas faciais mais “dramáticas”.

No entanto, segundo o próprio autor do logotipo, Jon Hicks, o animal não passa o conceito apropriado,
além de não ser conhecido: "A firefox is actually a cute red panda, but it didn’t really conjure up the right imagery. The only concept I had done that I felt happy with was this, inspired by seeing a Japanese brush painting of a fox".Tradução: ""Um firefox é na verdade um atraente panda vermelho, porém ele realmente não traz à mente o imaginário correto. O único conceito, dos que fiz, com o qual me senti feliz foi este, inspirado pela visão de uma pintura japonesa de uma raposa".



Muitas derivações incorretas da escrita original do nome têm ocorrido, como por exemplo Fire fox, Fire Fox ou ainda FireFox. Porém, o nome oficial do browser é escrito em apenas uma palavra, e com o segundo F minúsculo: "Firefox". Ao contrário do que muitos pensam, a abreviatura de Firefox não é FF, e sim Fx.

Devido a problemas de marca registrada da Mozilla Foundation, os pacotes "Firefox" e "Thunderbird" foram trocados de nomes para a distribuição Linux Debian. O Debian só aceita softwares totalmente livres e, para solucionar esse problema, foram desenvolvidos os pacotes Iceweasel e Icedove, que são idênticos ao Firefox e ao Thunderbird, respectivamente.






www.eslinux.hd1.com.br - esli@eslinux.com

0 comentários: