segunda-feira, 12 de abril de 2010

Software da Intel pode ler pensamentos

Você acha que seus pensamentos estão seguros dentro de sua cabeça? É melhor rever esse conceito. A Intel Corp anunciou esta semana o desenvolvimento de um software capaz de ler os pensamentos de uma pessoa.
Através de uma ressonância magnética do cérebro humano, o software é capaz de determinar o que a pessoa está pensando, através da visualização das áreas ativas do cérebro.
Durante os testes, o software detectou entre duas palavras qual delas a pessoa estava pensando, com 90% de precisão. O software ainda está em fase de testes e não possui ferramentas para analisar pensamentos abstratos.
Em testes, quando é pedido para um pessoa pensar em um ou dois termos, o software faz uma varredura no cérebro e utiliza resultados anteriores como base para determinar o que a pessoa está pensando. O programa analisa atributos em comum para palavras totalmente diferentes (por exemplo, urso ou cachorro, ambos animais peludos) levando em conta que a pessoa utiliza as mesmas áreas do cérebro para esses pensamentos.

Fonte: Olhar Digital