quarta-feira, 24 de março de 2010

Talvez não seja bem assim que você imagine um estúdio de ilustração e arte gráfica. As pranchetas, papéis, lápis e tintas que você pode estar sentindo falta foram substituídas por computadores e tablets. E não foi só o ambiente que mudou com o tempo. A produção e os resultados dos trabalhos também evoluíram.

Apesar de não parecer, essa imagem aqui não é uma foto. Tudo foi construído a partir de programas que realizam modelagem em 3D. E para produzir esses efeitos também são necessários alguns equipamentos, como o tablet. Com essa espécie de caneta e superfície, o ilustrador consegue ter maior domínio sobre os traços. O aparelho consegue captar intensidade de pressão e, em softwares específicos, ele pode virar um verdadeiro pincel e fazer trabalhos que você nem acredita que foram produzidos a partir de um computador.

Mas nem sempre as coisas foram assim. Há algum tempo atrás, os processos eram bem mais lentos. Por exemplo, a busca de referências para novos trabalhos. Hoje, com alguns cliques e minutos é possível ter acesso a um mundo de idéias. O difícil é imaginar como tudo isso era feito antes da era Google.

A prática da ilustração e imagens 3D estabeleceu um elo entre desenho, foto  e pintura. Nesta imagem por exemplo, a roupa do pirata é uma foto, bem como os baús. O restante é moldagem tridimensional e retoques com técnicas de pintura digital. A tecnologia agora permite que ilustrações usem desde traços convencionais até imagens hiper realistas que criam cenários com qualidade de fotografia, mas com um custo de produção bem menor. Afinal, já pensou quanto custaria montar um cenário desses para apenas uma foto? Um exemplo bem prático é o cinema. Hoje em dia muita coisa pode ser feita com as técnicas 3D. Além de poupar tempo e recursos com a produção de materiais, os efeitos ficam muito mais convincentes.

Quer testar a brincadeira e soltar a criatividade? Os programas e equipamentos usados pelos estúdios podem ser um pouco caros. Para isso, separamos duas opções simples e gratuitas para você ter suas primeiras noções de moldagem 3D e desenho digital. Entre no olhardigital.com.br e acesse os links!




Links desta matéria:

Sketchpad
Truespace

Fonte: Olhar Digital