quinta-feira, 18 de março de 2010

Vídeos do YouTube com legendas em 50 idiomas

Sistema do Google insere automaticamente a tradução dos conteúdos


Não sabe inglês e, por isso, não assiste a vários vídeos no Youtube? Agora, uma nova ferramenta disponível para todos os usuários promete mudar este quadro. O Google lançou um sistema que insere legendas, automaticamente, em todos os vídeos em inglês. E mais: essa legenda pode ser traduzida para mais de 50 idiomas. Na prática, o sistema entende tudo o que é falado e transforma em texto. Simples assim.
Eles prometeram que outros idiomas também serão entendidos pela máquina e transformados em legenda daqui alguns meses. E em breve, essa tradução será automática e padrão para todos os vídeos. Mas por enquanto, é necessário que o dono do arquivo ative essa função. Então, se você precisa assistir a algo que está em inglês, a gente te ensina um truque. Primeiro, faça o download do vídeo do Youtube para a sua máquina. No olhardigital.com.br a gente te mostra como proceder. Aí, suba este arquivo para a sua conta do Youtube. Dessa forma, você poderá ter controle sobre tudo o que for relacionado a este material. Depois que o vídeo for processado pelo sistema, clique em “Legendas Ocultas”. Esta opção, “Transcrição por Máquina” vai aparecer para você. Clique aqui e aguarde até que o processo seja concluído. Pronto, a partir de agora o vídeo em inglês terá legendas, que poderão ser traduzidas para vários idiomas.
Para visualizar as legendas, é fácil. Aqui no cantinho inferior direito, clique na opção “CC”, ou Closed Caption, e escolha o idioma que preferir. Como a tradução é feita por uma máquina, alguns erros serão cometidos. Mas aí, é só você editar o arquivo de legendas e consertar estes problemas. No olhardigital.com.br você consegue rever esta matéria com calma, e também ter acesso aos links mostrados aqui. Aproveite!

Links desta matéria:




Fonte: Olhar Digital