segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Itanium: mais velocidade e desempenho!

O novo chip da Intel é capas de gerenciar até 1 Terabyte de memória Ram!Grandes empresas precisam de grandes datacenters para dar conta da quantidade de dados que elas processam a todo momento. É o caso dos bancos, das operadoras de telefonia e companhias de grande porte em geral. E para atender essa demanda, são necessários computadores especiais. São servidores que estão no degrau mais alto em termos de poder de processametno. O processador que move esses mastodontes digitais é especial. E na semana passada, o mais novo integrante dessa turma foi apresentado. É o Itanium 9300, um chip que oferece mais que o dobro de desempenho se comparado ao processador anterior. Para você ter uma idéia do que um desses é capaz, enquanto o seu computador pessoal consegue gerenciar até 8 Gigabytes de memória RAM, este gerencia até 1 Tera, ou seja: uma capacidade mais de 100 vezes maior.

"O núcleo desse processador é totalmente diferente do que estamos acostumados a usar em casa, é outra forma de programação e outra família, que a gente chama de EBIC. Porém, algumas coisas que são implementadas nesse processador, como conexão entre o processador e a memória é o mesmo que temos hoje na família Core i7, ou na família dos processadores que serão lançados nesse mês. Então a gente acaba incorporando tecnologias para o mercado num processador de alto desempenho e de alta confiabilidade", Marcel Saraiva, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Intel Brasil

O novo processador trabalha com velocidades, que os técnicos chamam de clocks, baixos, o que garante menor consumo de energia. Ele também é compatível com as gerações anteriores, portanto, a integração com sistemas já existentes é perfeitamente possível.

“Isso dá ao cliente final, a garantia de processamento de seus produtos de missão crítica, a velocidade adequada, performance, confiabilidade, ou seja, conceitos de data Center no melhor sentido da palavra”, Jorge Brasil, Diretor de Sistemas de Missão Crítica da HP.

O Gartner Group é um dos principais institutos de pesquisas de mercado do mundo de tecnologia. E ele prevê um crescimento de 650% nos dados de TI ao longo dos próximos 5 anos. Portanto, as empresas precisam cada vez mais de servidores empresariais poderosos. O processador Itanium 9300 permite tudo isso. Aliás, 80 por cento das maiores empresas mundiais escolheram servidores baseados nesta família para dar conta daquelas tarefas em que o não pode existir erro.

“Essa plataforma já representa 10% do negócio de servidores no mundo”, Jorge Brasil, Diretor de Sistemas de Missão Crítica da HP.

Os novos processadores devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre. E, se você quiser saber mais sobre computação de alta performance, além de mais informações da família Itanium, datacenters e servidores, acesse olhardigital.com.br. Lá você encontra várias reportagens relacionadas ao assunto.


Fonte: www.olhardigital.com.br