sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Google faz parceria com Ubuntu por Chrome OS


Entre as diversas parcerias que o Google tem costurado em torno do desenvolvimento do sistema operacional Chrome, agora há um nome bastante familiar: Canonical, o pessoal que está por de trás do Ubuntu. Nas palavras deles, "a Canonical está contribuindo com o Google por meio de um contrato."

Isso não significa, no entanto, que Chrome OS e Ubuntu se tornarão compatíveis.

Embora os dois sistemas operacionais compartilhem alguns componentes chaves, o Google Chrome OS proverá uma experiência diferente da apresentada pelo Ubuntu, que continuará sendo uma proposta geral de plataforma para aplicações web e nativas como o OpenOffice e não requer um hardware específico.

Isso dá uma ideia do que as pessoas poderão esperar de cada um desses sistemas após a parceria selada. Com o Ubuntu, usuários regulares e pessoas que buscam algo mais técnico continuarão tendo experiência que já possuem. Já o Chrome, por outro lado, tem se focado em levar algo bastante específico para usuários finais.

Desta forma, como a Canonical poderia contribuir com o projeto? Acredito que eles estejam oferecendo a expertise e códigos que atendam um porcentual da experiência de desktops, mencionada como parte futura do Chrome OS.

Na teoria, o Google poderia adotar qualquer código antigo do Linux para fazer o que deseja. Mas pela forma como a Canonical fala da parceria, o Google está claramente interessado em algo mais que o Ubuntu possa oferecer.

fonte: olinux