quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Google quer o Chrome pré-instalado em PCs



Falando ao The Times, Sundar Pichai, vice presidente do Google, disse que o browser deve sair de sua fase beta em Janeiro e que o Google está explorando suas opções de distribuição e examinando várias formas de melhorar sua fatia de mercado.

"Nós provavelmente faremos acordos de distribuição", disse Pichai ao The Times. "Nós poderíamos trabalhar com um OEM (Original Equipment Manufacturer) e ele poderia vender computadores com o Chrome pré-instalado".

Fazer isso poderia mudar a presença do Chrome no mercado de browsers. No final de Outubro, a Microsoft tinha 71% do mercado, com o Firefox próximo dos 20%, de acordo com a NetApplications. Dois terços dos 9% restantes são do Safari, enquanto que o restante é dividido pelo Opera, Chrome e outros.

Fornecer o Chrome como browser padrão em um sistema não teria um impacto imediato no mercado, mas à longo prazo a fatia do Google poderia aumentar. O Google também está trabalhando em versões para Mac e Linux de seu browser.

A Microsoft insiste que pode resistir qualquer ameaça que o Chrome possa se tornar. Quando perguntado sobre como a distribuição do Chrome via OEM poderia afetar a fatia de mercado da Microsoft, John Curran, responsável pelo Windows no Reino Unido, disse ao The Times que "O mercado de browsers é competitivo e as pessoas acabam escolhendo o que é melhor para elas. Para a maioria dos usuários no Reino Unido, é o Internet Explorer".


fonte : http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=33431&zoneid=6&resumo=